AltaVista
Google

42.9. pg_class

O catálogo pg_class cataloga as tabelas e tudo mais que possui colunas, ou é de alguma forma semelhante a uma tabela. Isto inclui os índices (mas consulte também pg_index), seqüências, visões, tipos compostos, e alguns tipos de relação especiais; consulte relkind. Abaixo, para nos referirmos a todos estes tipos de objetos falamos "relações". Nem todas as colunas possuem significado em todos os tipos de relação.

Tabela 42-9. Colunas de pg_class

Nome Tipo Referencia Descrição
relname name   Nome da tabela, índice, visão, etc.
relnamespace oid pg_namespace.oid OID do espaço de nomes que contém esta relação.
reltype oid pg_type.oid OID do tipo de dado que corresponde ao tipo linha desta tabela, caso haja algum (zero para índices, que não possuem entrada em pg_type).
relowner int4 pg_shadow.usesysid Dono da relação
relam oid pg_am.oid Se for um índice, o método de acesso usado (B-tree, hash, etc.)
relfilenode oid   Nome do arquivo em disco desta relação; 0 se não houver nenhum
reltablespace oid pg_tablespace.oid O espaço de tabelas onde a relação está armazenada. Se for zero, implica no espaço de tabelas padrão do banco de dados (Sem significado se a relação não possuir arquivo em disco).
relpages int4   Tamanho da representação em disco desta tabela em páginas (com tamanho BLCKSZ). Esta é apenas uma estimativa utilizada pelo planejador. Atualizado pelos comandos VACUUM, ANALYZE e uns poucos comandos de DLL como o CREATE INDEX.
reltuples float4   Número de linhas na tabela. Esta é apenas uma estimativa utilizada pelo planejador. Atualizado pelos comandos VACUUM, ANALYZE e uns poucos comandos de DLL como o CREATE INDEX.
reltoastrelid oid pg_class.oid OID da tabela TOAST associada a esta tabela, 0 se não houver nenhuma. A tabela TOAST armazena atributos grandes fora de linha, em uma tabela secundária.
reltoastidxid oid pg_class.oid Para a tabela TOAST, o OID de seu índice. 0 se não for uma tabela TOAST.
relhasindex bool   Verdade se for uma tabela e possui (ou possuía recentemente) algum índice. É definido por CREATE INDEX, mas não é limpo imediatamente por DROP INDEX. O comando VACUUM limpa relhasindex quando descobre que a tabela não possui índices.
relisshared bool   Verdade se esta tabela for compartilhada entre todos os bancos de dados do agrupamento. Somente alguns catálogos do sistema, como pg_database, são compartilhados
relkind char   r = tabela comum, i = índice, S = seqüência, v = visão, c = tipo composto, s = especial, t = tabela TOAST
relnatts int2   Número de colunas de usuário na relação (colunas do sistema não são contadas). Deve haver uma quantidade de entradas correspondente em pg_attribute. Consulte também pg_attribute.attnum.
relchecks int2   Número de restrições de verificação na tabela; consulte o catálogo pg_constraint.
reltriggers int2   Número de gatilhos na tabela; consulte o catálogo pg_trigger.
relukeys int2   Não utilizado (Não é o número de chaves únicas)
relfkeys int2   Não utilizado (Não é o número de chaves estrangeiras na tabela)
relrefs int2   Não utilizado
relhasoids bool   Verdade se for gerado um OID para cada linha da relação.
relhaspkey bool   Verdade se a tabela possui (ou já possuiu) uma chave primária.
relhasrules bool   Verdade se a tabela possui regras; consulte o catálogo pg_rewrite.
relhassubclass bool   Verdade se a tabela possui (ou possuiu) uma tabela que herda desta.
relacl aclitem[]   Privilégios de acesso; consulte os comandos GRANT e REVOKE para obter detalhes.
SourceForge.net Logo CSS válido!