AltaVista
Google

Apêndice H. Projetos externos

Sumário
H.1. Interfaces desenvolvidas externamente
H.2. Extensões

O PostgreSQL é um projeto de software complexo, e seu gerenciamento é difícil. Descobriu-se que muitas melhorias ao PostgreSQL poderiam ser feitas de forma mais eficiente quando desenvolvidas em separado do núcleo do projeto. Os projetos em separado podem ter times de desenvolvedores, listas de discussão, acompanhamento de erros, e programação de liberação próprios. Ao mesmo tempo que esta independência torna o desenvolvimento mais fácil, torna o trabalho do usuário mais difícil. Os usuários precisam procurar por melhorias do banco de dados que vêm ao encontro de suas necessidades. Esta seção descreve algumas das mais populares melhorias desenvolvidas externamente, e mostra como encontrá-las.

Muitos projetos relacionados com o PostgreSQL são hospedados no GBorg em http://gborg.postgresql.org ou no pgFoundry em http://pgfoundry.org. Existem outros projetos relacionados com o PostgreSQL hospedados em outros lugares, mas é necessária uma busca na Internet para localizá-los. [1]

H.1. Interfaces desenvolvidas externamente

O PostgreSQL inclui muito poucas interfaces junto com a distribuição base. A libpq está incluída porque é a interface C primária, e muitas outras interfaces são construídas sobre esta. O ecpg é incluído porque está ligado à gramática do lado servidor e, portanto, é muito dependente da versão do banco de dados. Todas as outras interfaces são projetos independentes devendo ser instaladas em separado.

Algumas das interfaces mais populares são:

psqlODBC

Esta é a interface mais comum para os aplicativos Windows.

pgjdbc

A interface JDBC.

Npgsql

Interface .Net para os aplicativos Windows mais recentes.

libpqxx

A interface C++ nova.

libpq++

A interface C++ antiga.

pgperl

A interface Perl com uma API semelhante à libpq.

DBD-Pg

Uma interface Perl que utiliza a API DBD padrão.

pgtclng

A nova versão da interface Tcl.

pgtcl

A versão original da interface Tcl.

PyGreSQL

A biblioteca de interface com a linguagem Python.

Todas estas podem ser encontradas em GBorg (http://gborg.postgresql.org) ou em pgFoundry (http://pgfoundry.org).

Notas

[1]

Existem projetos armazenados no SourceForge em http://sourceforge.net, como este projeto de tradução para o português do Brasil, e o phpPgAdmin para administração do PostgreSQL via Web, além de outros. (N. do T.)

SourceForge.net Logo CSS válido!