AltaVista
Google

9.20. Funções para administração do sistema

A Tabela 9-46 mostra as funções disponíveis para consultar e para alterar os parâmetros de configuração em tempo de execução.

Tabela 9-46. Funções para definição de configuração

Nome Tipo retornado Descrição
current_setting(nome_da_definição) text valor corrente da definição
set_config(nome_da_definição, novo_valor, é_local) text define o parâmetro e retorna o novo valor

A função current_setting retorna o valor corrente da definição nome_da_definição. Corresponde ao comando SQL SHOW. Por exemplo:

=> SELECT current_setting('datestyle');

 current_setting
-----------------
 ISO, DMY

A função set_config define o parâmetro nome_da_configuração como novo_valor. Se o parâmetro é_local for true, então o novo valor se aplica somente à transação corrente. Se for desejado que o novo valor seja aplicado à sessão corrente, deve ser utilizado false. Esta função corresponde ao comando SQL SET. Por exemplo:

=> SELECT set_config('log_statement_stats', 'off', false);

 set_config
------------
 off

A função mostrada na Tabela 9-47 envia sinais de controle para outros processos servidor. A utilização desta função é restrita aos superusuários.

Tabela 9-47. Funções de sinais para o servidor

Nome Tipo retornado Descrição
pg_cancel_backend(pid) int Cancela o comando corrente no servidor

Se for bem-sucedida a função retorna 1, caso contrário retorna 0. O ID do processo (pid) de um servidor ativo pode ser encontrado a partir da coluna procpid da visão pg_stat_activity, ou listando os processos do postgres no servidor através do comando do Unix ps.

As funções mostradas na Tabela 9-48 ajudam a realizar cópias de segurança on-line. A utilização destas funções é restrita aos superusuários.

Tabela 9-48. Funções de controle de cópia de segurança

Nome Tipo retornado Descrição
pg_start_backup(texto_do_rótulo) text configura para realizar cópia de segurança on-line
pg_stop_backup() text Termina a realização da cópia de segurança on-line

A função pg_start_backup recebe um único parâmetro que é um rótulo arbitrário definido pelo usuário para a cópia de segurança (habitualmente é o nome sob o qual o arquivo da cópia de segurança será armazenado). A função escreve o arquivo rótulo da cópia de segurança no diretório de dados do agrupamento de bancos de dados e, então, retorna o deslocamento no WAL do início da cópia de segurança como texto (o usuário não precisa prestar atenção a este valor do resultado, mas é fornecido para o caso de ser útil).

A função pg_stop_backup remove o arquivo rótulo criado pela função pg_start_backup e, em seu lugar, cria o arquivo de histórico de cópia de segurança na área de arquivamento do WAL. O arquivo de histórico inclui o rótulo fornecido para a função pg_start_backup, os deslocamentos inicial e final do WAL para a cópia de segurança, e o tempo de início e de fim da cópia de segurança. O valor retornado é o deslocamento no WAL do fim da cópia de segurança (que, novamente, pode ser pouco interessante).

Para obter detalhes sobre a utilização apropriada destas funções consulte a Seção 22.3.

SourceForge.net Logo CSS válido!