AltaVista
Google

Capítulo 15. Instalação apenas do cliente no Windows

Embora uma instalação completa do PostgreSQL para o Windows somente possa ser feita utilizando o MinGW ou o Cygwin, a biblioteca cliente C (libpq) e o terminal interativo (psql) podem ser compilados utilizando outros conjuntos de ferramentas do Windows. São incluídos na distribuição do código fonte arquivos de construção escritos para o Microsoft Visual C++ e para o Borland C++. Para outras configurações deve ser possível compilar as bibliotecas manualmente.

Dica: A utilização de MinGW ou de Cygwin são as formas preferidas. Caso seja utilizado outro conjunto de ferramentas deve ser visto o Capítulo 14.

Para construir tudo que é possível no Windows utilizando o Microsoft Visual C++, o diretório src deve ser tornado o diretório corrente e executado o comando:

nmake /f win32.mak

Este comando pressupõe a existência do Visual C++ no caminho de procura.

Para construir tudo que é possível utilizando o Borland C++, o diretório src deve ser tornado o diretório corrente e executado o comando:

make -DCFG=Release /f bcc32.mak

São construídos os seguintes arquivos:

interfaces\libpq\Release\libpq.dll

A biblioteca cliente vinculável dinamicamente

interfaces\libpq\Release\libpqdll.lib

A biblioteca de importação para vincular os programas à biblioteca libpq.dll

interfaces\libpq\Release\libpq.lib

A versão estática da biblioteca cliente

bin\psql\Release\psql.exe

O terminal interativo do PostgreSQL

A biblioteca libpq.dll é o único arquivo que realmente precisa ser instalado. Na maioria dos casos este arquivo deve ser colocado no diretório WINNT\SYSTEM32 (ou no diretório WINDOWS\SYSTEM no Windows 95/98/ME). Se este arquivo for instalado através do programa de instalação, deve ser instalado com verificação de versão utilizando o recurso VERSIONINFO incluído no arquivo, para garantir que caso haja uma versão mais nova da biblioteca, esta não será sobrescrita.

Se for planejado fazer desenvolvimento nesta máquina utilizando a biblioteca libpq, então é necessário adicionar ao caminho de inclusão, na configuração do compilador, os subdiretórios src\include e src\interfaces\libpq da árvore do código fonte.

Para utilizar a biblioteca, deve ser adicionado o arquivo libpqdll.lib ao projeto (No Visual C++ deve-se, simplesmente, dar um clique com o botão direito do mouse no projeto e escolher adicioná-lo).

SourceForge.net Logo CSS válido!