AltaVista
Google

35.9. Erros e mensagens

A instrução RAISE é utilizada para gerar mensagens informativas e causar erros.

RAISE nível 'formato' [, variável [, ...]];

Os níveis possíveis são DEBUG, LOG, INFO, NOTICE, WARNING, e EXCEPTION. O nível EXCEPTION causa um erro (que normalmente interrompe a transação corrente); os outros níveis apenas geram mensagens com diferentes níveis de prioridade. Se as mensagens de uma determinada prioridade são informadas ao cliente, escritas no log do servidor, ou as duas coisas, é controlado pelas variáveis de configuração log_min_messages e client_min_messages. Para obter informações adicionais deve ser consultada a Seção 16.4.

Dentro da cadeia de caracteres de formatação, o caractere % é substituído pela representação na forma de cadeia de caracteres do próximo argumento opcional. Deve ser escrito %% para produzir um % literal. Deve ser observado que atualmente os argumentos opcionais devem ser variáveis simples, e não expressões, e o formato deve ser um literal cadeia de caracteres simples.

Neste exemplo o valor de v_job_id substitui o caractere % na cadeia de caracteres:

RAISE NOTICE 'Chamando cs_create_job(%)', v_job_id;

Este exemplo interrompe a transação com a mensagem de erro fornecida:

RAISE EXCEPTION 'ID inexistente --> %', id_usuario;

Atualmente RAISE EXCEPTION sempre gera o mesmo código SQLSTATE, P0001, não importando a mensagem com a qual seja chamado. É possível capturar esta exceção com EXCEPTION ... WHEN RAISE_EXCEPTION THEN ..., mas não há como diferenciar um RAISE de outro.

SourceForge.net Logo CSS válido!