AltaVista
Google

Prefácio

Sumário
O que é o PostgreSQL?
Uma breve história do PostgreSQL
Convenções
Outras informações
Guia para informar erros

Este livro é a documentação oficial do PostgreSQL, escrita por seus desenvolvedores e outros voluntários em paralelo ao desenvolvimento do software. Nesta documentação estão descritas todas as funcionalidades suportadas oficialmente pela versão corrente do PostgreSQL.

Para tornar uma grande quantidade de informações sobre o PostgreSQL gerenciável, este livro está organizado em várias partes. Cada parte se destina a uma classe diferente de usuários, ou a usuários com graus diferentes de experiência com o PostgreSQL:

O que é o PostgreSQL?

O PostgreSQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados objeto-relacional (SGBDOR) [1] baseado no POSTGRES Versão 4.2 desenvolvido pelo Departamento de Ciência da Computação da Universidade da Califórnia em Berkeley. O POSTGRES foi pioneiro em vários conceitos que somente se tornaram disponíveis muito mais tarde em alguns sistemas de banco de dados comerciais.

O PostgreSQL é um descendente de código fonte aberto deste código original de Berkeley, que suporta grande parte do padrão SQL e oferece muitas funcionalidades modernas, como:

Além disso, o PostgreSQL pode ser ampliado pelo usuário de muitas maneiras como, por exemplo, adicionando novos

Devido à sua licença liberal, o PostgreSQL pode ser utilizado, modificado e distribuído por qualquer pessoa para qualquer finalidade, seja particular, comercial ou acadêmica, livre de encargos.

Notas

[1]

Um banco de dados objeto-relacional (ORD), ou sistema de gerenciamento de banco de dados objeto-relacional (ORDBMS ou SGBDOR) é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional que permite aos desenvolvedores integrar ao banco de dados seus próprios tipos de dado e métodos personalizados. Muitas idéias dos primeiros esforços para bancos de dados objeto-relacionais foram amplamente adicionadas ao SQL:1999. Na verdade, todo produto que adere aos aspectos orientados a objeto do SQL:1999 pode ser descrito como um produto de gerenciamento de banco de dados objeto-relacional. Por exemplo, o DB2 da IBM, o Oracle e o SQL Server da Microsoft declaram suportar esta tecnologia com graus variados de sucesso. — Object-relational database

SourceForge.net Logo CSS válido!