AltaVista
Google

Capítulo 1. Início

Sumário
1.1. Instalação
1.2. Fundamentos da arquitetura
1.3. Criação de banco de dados
1.4. Acesso a banco de dados

1.1. Instalação

Antes de usar o PostgreSQL é necessário instalá-lo, obviamente. É possível que o PostgreSQL já esteja instalado na máquina, seja porque está incluído na distribuição do sistema operacional [1] , ou porque o administrador do sistema fez a instalação. Se este for o caso, devem ser obtidas informações na documentação do sistema operacional, ou com o administrador do sistema, sobre como acessar o PostgreSQL.

Não havendo certeza se o PostgreSQL está disponível, ou se pode ser utilizado para seus experimentos, então você mesmo poderá fazer a instalação. Proceder desta maneira não é difícil, podendo ser um bom exercício. O PostgreSQL pode ser instalado por qualquer usuário sem privilégios, porque não é necessário nenhum acesso de superusuário (root).

Se for instalar o PostgreSQL por si próprio, então leia o Capítulo 14 para conhecer as instruções de instalação, e depois retorne para este capítulo quando a instalação estiver terminada. Certifique-se de seguir de perto a seção sobre a configuração das variáveis de ambiente apropriadas.

Se o administrador do sistema não fez a configuração da maneira padrão, talvez seja necessário algum trabalho adicional. Por exemplo, se a máquina servidora de banco de dados for uma máquina remota, será necessário definir a variável de ambiente PGHOST com o nome da máquina servidora de banco de dados. Também, talvez tenha que ser definida a variável de ambiente PGPORT. A regra básica é esta: quando se tenta iniciar um programa aplicativo e este informa que não está conseguindo conectar com o banco de dados, deve ser consultado o administrador do servidor ou, caso seja você mesmo, a documentação, para ter certeza que o ambiente está configurado de maneira apropriada. Caso não tenha entendido o parágrafo anterior então, por favor, leia a próxima seção.

Notas

[1]

distribuição — Uma árvore de código fonte de software empacotada para distribuição; Desde cerca de 1996 a utilização não qualificada deste termo geralmente implica numa "distribuição Linux". A forma curta "distro" geralmente é utilizada neste sentido. The Jargon File (N. do T.)

SourceForge.net Logo CSS válido!