ROLLBACK

Nome

ROLLBACK -- interrompe a transação corrente

Sinopse

ROLLBACK [ WORK | TRANSACTION ]

Descrição

O comando ROLLBACK desfaz a transação corrente, fazendo com que todas as modificações realizadas por esta transação sejam rejeitadas. [1] [2] [3]

Parâmetros

WORK
TRANSACTION

Palavras chave opcionais. Não produzem nenhum efeito.

Observações

Para terminar uma transação bem-sucedida deve ser utilizado o comando COMMIT.

A submissão do comando ROLLBACK fora de uma transação não causa nenhum problema, mas produz uma mensagem de advertência.

Exemplos

Para rejeitar todas as modificações:

ROLLBACK;

Compatibilidade

O padrão SQL somente especifica as duas formas ROLLBACK e ROLLBACK WORK. Fora isso, este comando está inteiramente em conformidade.

Consulte também

BEGIN, COMMIT, ROLLBACK TO SAVEPOINT

Notas

[1]

Oracle — O comando ROLLBACK é utilizado para desfazer o trabalho realizado na transação corrente, ou para desfazer manualmente o trabalho realizado por uma transação distribuída duvidosa. A palavra chave WORK é opcional, sendo fornecida por compatibilidade com o padrão SQL. A cláusula TO SAVEPOINT especifica o ponto de salvamento até o qual se deseja desfazer a transação corrente. Se esta cláusula for omitida, então o comando ROLLBACK desfazerá toda a transação. A utilização do comando ROLLBACK sem a cláusula TO SAVEPOINT realiza as seguintes operações: Termina a transação; Desfaz todas as alterações da transação corrente; Apaga todos os pontos de salvamento da transação; Libera todos os bloqueios da transação. Oracle® Database SQL Reference 10g Release 1 (10.1) Part Number B10759-01 (N. do T.)

[2]

SQL Server — O comando ROLLBACK WORK desfaz a transação do usuário especificada até o início da transação. Este comando funciona de forma idêntica ao comando ROLLBACK TRANSACTION, exceto que o comando ROLLBACK TRANSACTION aceita um nome de transação definido pelo usuário. Especificando ou não a palavra chave opcional WORK a sintaxe deste comando ROLLBACK é compatível com o SQL-92. Ao se aninhar transações, o comando ROLLBACK WORK sempre desfaz até o comando BEGIN TRANSACTION mais externo, e decrementa a função do sistema @@TRANCOUNT para 0. SQL Server 2005 Books Online — ROLLBACK WORK (Transact-SQL) (N. do T.)

[3]

DB2 — O comando ROLLBACK é utilizado para desistir das alterações no banco de dados que foram feitas dentro da unidade de trabalho ou do ponto de salvamento. A cláusula TO SAVEPOINT especifica que deverá ser realizado um desfazimento parcial (ROLLBACK TO SAVEPOINT). Após o desfazimento bem-sucedido, o ponto de salvamento continuará a existir, mas todos os pontos de salvamento aninhados serão liberados e não existirão mais. Os pontos de salvamento aninhados, se existirem, serão considerados como se tivessem sido desfeitos e depois liberados como parte do desfazimento do ponto de salvamento corrente. Se não for fornecido o nome do ponto de salvamento, o desfazimento ocorrerá até o ponto de salvamento mais recente definido no nível de ponto de salvamento corrente. Se esta cláusula for omitida, o comando ROLLBACK desfazerá a transação inteiramente. Além disso, os pontos de salvamento dentro da transação serão liberados. DB2 Version 9 for Linux, UNIX, and Windows (N. do T.)

SourceForge.net Logo CSS válido!